SQL Data Generator

Um dos grandes erros no desenvolvimento é não simular o ambiente do cliente. O caso mais comum é quanto à otimização das tabelas ou desempenho dos relatórios.

Para resolver esses problemas, é interessante fazermos uma carga de massa de dados nas tabelas mais críticas. Um dos grandes auxílios que temos para esse trabalho é utilizar um software chamado SQL Data Generator.

Esse software permite dar carga de dados através de uma fonte de dados externa ou através de seu gerador de registros. O gerador de registros trabalha de forma muito criativa dentro da regra da tabela, por exemplo, em um campo identity ele simplesmente ignora a importação, já se tivermos um campo de foto do cliente ele irá incluir fotos de pessoas. Além de tudo isso esse software ainda permite criarmos nossas regras utilizando expressões regulares.

Abaixo vou exemplificar como esse software pode ser utilizado. Para baixar a versão Trial do software basta acessar esse link

Como a maior parte dos softwares produzidos pela Red Gate, esse é integrado ao Management Studio e pode ser chamado através do menu Tools.

 

Ao chamar o SQL Data Generator a primeira tela apresentada é a do Project Configuration, onde vamos passar os dados de conexão (servidor, usuário, senha e banco de dados).

 

Após confirmar os dados de login o software fará a leitura do catálogo de objetos do database e irá listar as tabelas, disponibilizando assim, a opção de selecionar as que devem ser populadas.

No exemplo abaixo, vou selecionar apenas uma tabela de cargos dos colaboradores, onde há duas colunas o ID e o nome do cargo.

 

No painel a esquerda chamado Tables to populate, será listada todas as tabelas do database e ao expandir uma tabela a sua estrutura será exibida.

Já no painel a direita será dividido em duas partes uma chamada de Table generate settings e outra de Preview of data to be generated.

  • Table generate settings, permite informar quantos registros devem ser gerados, além de flegar se a tabela terá seus registros excluídos da origem. Há também a possibilidade de indicar outra fonte de dados para a carga.

Nesse exemplo vou deixar à configuração padrão a fonte dos dados será gerado através do algoritmo do software, serão gerados 1000 registros e a tabela terá seus registros excluídos.

  • Preview of data to be generated, exibe uma prévia dos dados que irá ser inserido na tabela, no meu exemplo a primeira coluna da minha tabela virá marcada com um ícone de um database isso é porque essa coluna é Identity, porém a segunda coluna terá alguns registros gerados de forma aleatória, isso porque ele assume uma expressão regular para gerar os dados. Para alterar basta clicar sobre a coluna e na guia superior modificar a lógica de geração dos dados. 

O SQL Data Generator possui um range de possibilidades com dados pré-definidos, por exemplo: nomes de pessoas (completo, primeiro nome, segundo nome), valores (money), enfim basta selecionar o combo Generator e escolher o tipo de registro.

Nesse exemplo, das possibilidades exibidas a que mais adere a minha tabela é o item Categori que fica dentro de Business.

Para fazer a “mágica acontecer” basta clicar em Generate Data e o software irá gerar os mil registros na tabela.

 

Para concluir, esse software economiza muito tempo de carga de dados para testes, principalmente no quesito de otimização de consultas. Imagine desenvolver um grande relatório de milhões de linhas e facilmente colocar os registros na sua tabela para teste.

Espero que tenham apreciado a dica, bons testes.

Abraço, Rodrigo

 

 

 

Um comentário em “SQL Data Generator

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.