SQL Prompt 5

Pessoal,

Como todos já devem saber sou fã incondicional do SQL Prompt, por este motivo não poderia deixar de falar da nova versão. O SQL Prompt continua ótimo e agora com algumas novas funcionalidades que falo abaixo.

O que há de novo?

· Find Invalid Objects: retorna objetos que são inválidos, não podem ser executados, ou recompilados. Veja a imagem abaixo que ilustra a funcionalidade. Na parte superior do painel há a descrição dos objetos, na parte inferior o código fonte formatado para melhorar a análise e encontramos no meio um botão chamado Script selected object as ALTER, esse comando abre a tela de edição do objeto.

· Script Object as Alter: quando estamos criando diversos objetos de banco de dados que se relacionam. Por exemplo, uma view, se precisar alterar um campo de uma das tabelas que pertencem a construção da view, essa opção nos permite navegar rapidamente pelo script de edição do objeto o qual paramos sobre.

· Column dependencies: o Management Studio possui uma feature chamada View Dependencies que lista as dependências de uma tabela, o Column Dependencies do SQL Prompt 5 nos fornece as dependências no nível de colunas de uma tabela. Veja a imagem abaixo:

Para concluir, o SQLPrompt sempre foi um produto inovador que facilita o duro trabalho de dar manutenção em grandes bases de dados. Neste post falei apenas das novas features, essas novidades somadas a todas as funcionalidades já existente nas edições anteriores torna o SQL Prompt uma ferramenta de apoio indispensável para desenvolvedores e DBAs. Para saber mais do produto acesse SQLPrompt 5.

Abraço, Rodrigo.

2 comentários em “SQL Prompt 5

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.