Explicando a coluna index_type_desc na sys.dm_db_index_physical_stats

Na view sys.dm_db_index_physical_stats há uma coluna chamada index_type_desc. Essa coluna indica a descrição do tipo do índice.

As possibilidades de valores nessa coluna se resumem as descritas abaixo:

Clustered Index: esse tipo de índice ordena fisicamente os dados da tabela, usado em colunas que tenham baixa seletividade e/ou, seja frequentemente pesquisada por um range de dados. Só pode haver um clustered index por tabela e esse pode conter no máximo 16 colunas e o tamanho máximo criado para o index key é de 900 bytes.

Non-Clustered Index: esse tipo de índice não impõe ordenação por este motivo é possível existir múltiplos índices deste tipo em uma coluna, contudo há uma limitação de 1000 non-clustered index por tabela. O Non-Clustered Index cria uma estrutura separada que aponta para a localização das páginas de dados. Usado em colunas que são pesquisadas por um valor (não por um range de valores) e em colunas de alta seletividade.

XML Indexes: são índices criados para facilitar a busca de dados dentro de colunas do tipo XML. Os XML Indexes são divididos em dois tipos:

  • Primary: é criado para todos os nós da coluna XML;
  • Secondary: são índices criados para um Path ou Node da coluna XML.

Spatial Index: esse tipo de índice é utilizado em colunas do tipo geometry ou geography.

Heap: se os dados de uma tabela não estão logicamente classificados, ou não há ordem de dados especificados na tabela isso será considerado um Heap Structure.

Para maiores informações sobre a sys.dm_db_index_physical_stats basta acessar o link http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms188917.aspx

Abraço, Rodrigo

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s