Como Instalar o SQL Server no Ubuntu

Como instalar

Pessoal hoje vamos falar sobre a recém-chegada a versão do SQL Server 2016 para Linux.

Muitos de vocês já devem ter lido sobre esta versão, mas o fato é que ela foi anunciada em abril junto ao lançamento do SQL Server2016, mas somente agora foi liberado a versão de instalação para o Linux.

Uma informação importante é que o SQL Server para Linux está disponível somente para 3 distribuições, ao menos por enquanto creio que em breve teremos uma maior diversidade de distribuições o qual o SQL Server será compatível. As distribuições compatíveis são:

· Red Hat Enterprise 7.2;

· Ubuntu 16.04;

· SUSE Linux Enterprise Server v12 SP2.

Lembrando que esta versão do SQL Server 2016 é uma versão CTP, ou seja, é uma versão de teste que não está finalizada ainda, então podemos encontrar alguns erros.

Neste artigo vou mostrar como instalar o SQL Server no Ubuntu 16.04, escolhi esta distribuição por ser a mais utilizada e a única que não cobrado nenhum valor para sua utilização.

Então vamos lá.

Primeiramente vamos atualizar os pacotes já instalados no nosso Ubuntu, se o seu Ubuntu já está atualizado você pode pular esta parte do artigo e ir direto a instalação. Quem já trabalha com esta distribuição do Linux já sabe como é simples atualizar os pacotes já instalados. Para quem não conhece segue abaixo o comando:

clip_image002

Sudo apt-get update

Este comando fará a atualização dos arquivos de origem dos downloads, a partir disto o Apt-get sabe quais os pacotes estão desatualizados. Na imagem acima podemos ver a execução do comando. Como eu já tinha atualizando anteriormente não houveram muitos repositórios atualizados, mas este resultando pode variar conforme as atualizações que vocês tenham para serem feitas.

Após atualizar os repositórios temos que atualizar os pacotes, o comando abaixo ira pegar os dados do repositório, que agora esta atualizado, e fazer o download dos novos pacotes e instalar a versão mais nova que ele encontrar:

Sudo apt-get upgrade

clip_image004

Conforme o resutado acima, todos os pacotes estão atualizados. Novamente este resultando pode variar conforme as atualizações pendetes.

Após todos os pacotes estarem atualizados podemos instalar o SQL Server 2016.

O primeiro passo é adicionar aos arquivos do apt-get os repositórios que serão utilizados para baixar o SQL Server e para editar estes arquivos devemos estar logado com ROOT:

Sudo su

Este comando altera o usuário atual para o usuário ROOT, para quem não conhece o ROOT é o usuário de Administração do Linux, este tem permissão total, sendo assim muito cuidado com ele.

Depois de estarmos logados como ROOT podemos adicionar o novo repositório:

curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | apt-key add –

O comando acima adiciona um novo repositório, de onde o apt-get ira baixar as instalações necessárias. Após a execução deste comando podemos ver alguns dados relacionados ao dados que foram baixados:

clip_image006

 

Agora temos um novo repositório que o apt-get vai utilizar. Mas ainda temos que fazer o registros do repositório no arquivo de configuração do apt-get e para isto utilizamos o comando abaixo:

clip_image008

curl https://packages.microsoft.com/config/ubuntu/16.04/mssql-server.list > /etc/apt/sources.list.d/mssql-server.list

Novamente podemos ver como resultado do comando alguns dados referente ao download que foi feito.

A parte de configuração dos repositórios está pronta. Como não vamos mais necessitar das permissões do ROOT podemos executar o comando

EXIT

E voltar ao nosso usuário. Lembrando que o usuário ROOT deve ser utilizado somente em casos que se necessita de uma permissão maior, para qualquer outra tarefa devemos utilizar outro usuário.

Próximo passo é executar o comando de atualização do apt-get:

Sudo apt-get update

Sim este comando já foi utilizado anteriormente, mas agora esta atualização incluirá os repositórios que adicionamos. Isso significa que a indexação dos pacotes será feita incluído os pacotes contidos neste novo repositório também:

clip_image010

Como podemos ver no resultado o download de mais alguns itens foram feitos.

Finalmente chegamos na instalação do SQL Server for Linux, que nada mais é do que executar o apt-get com a opção de instalação informando o pacote que se deseja instalar:

sudo apt-get install -y mssql-server

Este comando irá fazer o download e instalará a versão mais nova do pacote que ele encontrar nos repositórios. E após várias mensagens, de pacotes instalados, pacotes substituídos, configurações refeitas etc. teremos a tela abaixo indicando que o SQL Server foi instalado com sucesso, sendo necessário executar o configurador:

clip_image012

Como configurar

Agora então vamos a parte de configuração do SQL Server, para isto vamos executar o configurador que foi instalado junto com o SQL Server:

sudo /opt/mssql/bin/sqlservr-setup

Este aplicativo fará uma sério de perguntas, abaixo algumas delas:

· Você aceita os termos de licenciamento;

· Qual a senha de AS;

· Se quer startar o SQL Server agora;

· Se que o SQL Server seja iniciado no boot do Linux;

Após responder todas as questões seu SQL Server 2016 está instalado no Ubuntu, pronto para ser utilizado. Para ter certeza disto vamos verificar o status do serviço com o comando:

systemctl status mssql-server

Este comando ira retornar vários dados referente ao Serviço do SQL Server os principais são:

  1. Active: este item aparecerá em verde se o serviço estiver sendo executado;

  2. Main PID: este é o ID do processo do SQL Server;

  3. Outros: como memória, tempo de CPU etc.

clip_image014

Instalação das ferramentas do SQL Server

Podemos também instalar algumas ferramentas que auxiliaram muito na manutenção e na administração de um SQL Server. Então vamos adicionar mais um repositório ao Apt-get do nosso Ubuntu:

curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | apt-key add –

clip_image016

Vamos registrar o novo repositório:

clip_image018

curl https://packages.microsoft.com/config/ubuntu/16.04/prod.list > /etc/apt/sources.list.d/msprod.list

Por questão de segurança vamos sair do ROOT, executando o comando:

exit

E novamente vamos executar um

Sudo apt-get udate

E instalar o pacote de ferramentas:

Sudo apt-get install mssql-tools

Ao final da instalação teremos todas as ferramentas do Sql Server funcionando no linux inclusive o SQLCMD.

Para quem está preocupado em não ter uma ferramenta visual para a administração do SQL Server for Linux, não se preocupe ainda temos o SSMS. O SSMS conecta tranquilamente em um SQL Server instalado no Linux como se fosse um Windows.

Abaixo uma imagem do meu SSMS acessando a instalação do Ubuntu que acabamos de fazer:

clip_image020

Como vocês podem ver na descrição da versão este SQL Server está instalado no Ubuntu 16.04 LTS. Claro que esta versão do SQL Server ainda está em fase de teste como vocês podem ver é uma versão CTP. Sendo assim ainda temos alguns problemas como por exemplo, se nós formos nas propriedades do servidor veremos que está mostrando como se a instalação estivesse em um Windows NT 6.2, o diretório Raiz é o C:\, como pode ser visto na imagem abaixo:

clip_image022

Algumas impressões que tive sobre o SQL Server for Linux, a administração continua a mesma, tanto que podemos utilizar o SSMS da mesma forma para o SQL Server for Linux e para o for Windows. O que mais alterou foi a instalação, mas isto era de se esperar, sendo o apt-get a forma mais utilizada para se instalar e atualizar pacotes no Ubuntu não teria motivos para que a Microsoft não segue este mesmo formato.

Pessoal, espero que este artigo tenha ajudado vocês na instalação e também a não se desesperarem com este novo mercado o qual o SQL Server está se dirigindo.

Agradecimento especial ao @tiagocrespi que elaborou o documento.

Abraço, Rodrigo

8 comentários em “Como Instalar o SQL Server no Ubuntu

  1. Muito bom o post, apenas uma dúvida a arquitetura em que você fez a instalação é amd64 ou i386? Pois tentei instalar em máquina i386, mas não encotra o pacote.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.