Invalid namespace [0x8004100e]

Nas últimas semanas todas os Windows Server com GUI que eu acesso me deparo com o erro : Invalid namespace [0x8004100e] ao abrir o Configuration Manager.

01

O problema aqui é o provider WMI que é removido quando a instância do 32-bit está instalada.

Para solucionar o problema basta utilizar o comando mofcomp este comando altera o Managed Object Format (MOF) que compila as classes no repositório WMI. Para conhecer mais acesse: https://docs.microsoft.com/en-us/windows/desktop/WmiSdk/mofcomp

O comando para solucionar o problema basta utilizar o comando abaixo, lembre de trocar o número da versão do SQL Server que você esta utilizando.

Para descobrir a versão utilize o comando em PowerShell abaixo

02.png

 
mofcomp "%programfiles(x86)%\Microsoft SQL Server\13\Shared\sqlmgmproviderxpsp2up.mof"

Espero que este pequeno post diminua grandes perdas de tempo.

Abraço, Rodrigo

 

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.