As Copy Of

Em um projeto recente, tive a oportunidade de testar uma feature bem legal do Azure SQL Database. A opção “as copy of” do comando T-SQL create database.

O cenário é bem comum, um banco de produção que precisa ser recriado periodicamente para desenvolvimento ou homologação.

Se fosse em um SQL Server on-premisses, faria um backup e restore, mas para o Azure temos a opção de criar o banco de dados como cópia do banco de dados já existente. Inclusive escolhendo o tier (claro que do Standard para o Basic não vai).

Veja o código abaixo:

CREATE DATABASE adventureworksDev

AS COPY OF adventureworks

Outra maneira, é utilizar o Power Shell com o parâmetro -CopyDatabaseName. Veja o comando abaixo:

New-AzureRmSqlDatabaseCopy -ResourceGroupName "Demo" 

-ServerName "Demo"

-DatabaseName "AdventureworksDev" 

-CopyDatabaseName "Adventureworks"

E a opção mais popular e menos prática (minha opinião), é utilizar o portal onde ao acessar o banco de dados haverá um botão Copy.

Acredito ser bem conveniente utilizar o PowerShell, pois fica fácil de agendar. Contudo, é legal ter mais opções para cada situação.
Fica a dica galera!

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.