Linux Para DBAs SQL Server 02 – Instalação

Neste segundo post da série, não irei repetir os diversos tutoriais e how-to sobre instalação. Abaixo deixarei registrado os links mais confiáveis para realizar sua instalação.

Microsoft Docs:

Meu canal no Youtube SQLCrespi:

A parte do “como fazer” ficou fácil com os links acima. Porém é importante compreender que o SQL Server rodando no Linux não é uma emulação ou branch do projeto, mas sim, o mesmo projeto do SQL Server no Windows. Em próximos posts irei abordar mais sobre este assunto.

Para instalar um software no sistema operacional Linux, devemos compreender como funciona e quais as diferenças mais importantes entre os dois SO (Windows e Linux).

Na parte de instalação, o Windows geralmente inclui as dependências ou o vínculo com bibliotecas que já existem. Já no ambiente Linux o software (geralmente) é instalado em módulos, isso faz com que tenhamos menos chances de incompatibilidades com bibliotecas e outras referências de outros softwares.

Tenha atenção quanto as características particulares de cada distribuição do Linux. Verifique os links citados a cima.

Falando de sistema operacional, é o que venho falando à anos referente o Windows Server … Pouco há como provar que é necessário ter interface gráfica para um servidor de SQL Server. Em minha humilde opinião não é diferente para Linux, continua não fazendo sentido ter interface gráfica.

Sobre os discos, as recomendações são as mesmas, dividir os discos de dados, logs e tempdb. Caso esteja utilizando uma VM no Azure via template padrão, monte um swap na unidade temporária ou se houver espaço e o tempdb não for grande será uma oportunidade de alocar bem o espaço.

O SQL Server no Linux é compatível com XFS. Este modelo de file system trabalha bem com modelos de dados grandes. Pode ser uma boa pedida! Verifique a documentação da distribuição que você está utilizando.

O próximo post será sobre os componentes. Fique ligado! ;)

Abraço, Rodrigo

Referências adicionais:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.