Linux Para DBAs SQL Server 07 – Tools SQLCMD

O SQLCMD é um programa de linha de comando, muito utilizado para administração de banco de dados quando não temos acesso a interface gráfica do Windows Server para abrir o Management Studio.

No Linux este programa possui as mesmas características que no ambiente Windows Server.

Na imagem acima, veremos dois parâmetros muito simples, o -U para o usuário e o -H para o host.

Abaixo você verá uma sequência de comandos, que foram utilizados apenas para mostrar como é fácil e igual ao sqlcmd do ambiente Windows.

Após a instalação do SQL Server o próximo comando provavelmente será o sp_configure. Veja figura:

No próximo post, irei falar sobre o Azure Data Studio. Uma solução de interface gráfica com versão para MacOS, Linux e Windows. Até lá!

Abraço, Rodrigo

Anúncios

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.