Erro de Conexão a Instância do Integration Service

Nos últimos tempos, tenho trabalhado bastante com Integration Service e estruturação de Data Warehouse.

Um dos erros que me deparei nos últimos dias, foi no deploy de um projeto para o ambiente de produção via arquivo ISPAC, onde ao conectar no SSIS pelo Management Studio recebi o seguinte erro:

Minha primeira tentativa, seguindo a mensagem de erro apresentada, foi revisar as permissões do usuário que está conectando no SSIS. Nesta situação, o usuário está com permissão de Sysadmin e utiliza Windows Autentication. Foi criado um novo usuário que utiliza o SQL Autentication e o erro persistiu.

Na segunda tentativa, foi reiniciado o serviço, tanto do SQL Server quanto do SSIS e criado um catálogo para o SSIS e ainda assim o erro persistiu.

Pesquisando na internet, também não encontrei nada, além do que a mensagem de erro explica, ou seja, revisar as configurações do usuário e de suas permissões.

Para simular este mesmo erro, criei ambiente de teste com a mesma versão do SQL Server, mesma versão do SSIS e mesma versão do Windows Server, sendo que o único software relacionado ao problema que não estava na mesma versão era o Management Studio. No ambiente do cliente, a versão do Managemente Studio era a 17, versão mais recente no momento em que esse erro ocorreu.

O teste foi simples, instalei a versão 16.5.3, mas sem desinstalar a versão 17. Com ambas instaladas e funcionando concomitantemente, na versão 16.5.3 tivemos o seguinte resultado:

Conexão realizada com sucesso ao Integration Service. Ao que indica, este é um problema de compatibilidade entre o SSMS e o SSIS 13.

O link abaixo direciona para a área onde se encontra os links para download. Escolha a linguagem de sua preferência:

https://docs.microsoft.com/en-us/sql/ssms/sql-server-management-studio-changelog-ssms?view=sql-server-2017#downloadssdtmediadownloadpng-ssms-1653httpgomicrosoftcomfwlinklinkid840946

Caso o site abra na área inicial, você pode navegar pelos links do lado direito do site. Lá você encontrará todas as versões que ainda estão disponíveis para download. Inclusive a versão preview que ainda se encontra em teste. :)

Espero que esta dica rápida auxilie você na solução do problema.

Até o próximo post!

Author: Tiago Crespi

Trabalha a 3 anos como Administrador de Banco de Dados na CrespiDB - Soluções em Plataforma de Dados. Já atuo como desenvolvedor VB.NET, C++ e Delphi em empresas como Lojas Colombo, CWI Software e Lohr Sistemas Eletrônicos. Graduado em Sistemas de Informação | Especialista em Engenharia de Software | MCSA - Database Development Palestrante em eventos e meetups relacionados à bancos de dados e desenvolvimento de software. Sendo alguns deles: SQL Saturday, SQL Server RS, .NET Caxias, TDC e etc.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.