Edições do SQL Server 2005

Antes de qualquer nova instalação de um servidor SQL Server 2005 deve-se analisar as versões o que cada uma das cinco edições nos oferece. Lembrando que cada edição é projetada para um ambiente especifico.

 

  • SQL Server 2005 Express Edition – Distribuído somente para 32 bit, é free e fácil de usar e pode ser distribuído para à clientes junto com aplicações. Normalmente utilizado com pequenos ambientes de dados.
  • SQL Server 2005 Workgroup Edition – Também é distribuído somente em 32 bit e é indicado para pequenas organizações que necessitam de um banco de dados que não restrinja o tamanho ou número de usuários; indicado para trabalhar como back end, pequenos servidores de aplicações web ou para operações departamentais.
  • SQL Server 2005 Standard Edition – Esta versão trabalha em 32 e 64 bit e inclui as funcionalidades essenciais necessárias para um e-commerce, data warehousing e line-of-business que deve atender a pequenas e médias organizações. Atende as necessidades de bancos de dados que contem uma grande quantidade de dados, mas não necessitam instalações com todas as funcionalidades do Enterprise Edition.
  • SQL Server 2005 Enterprise Edition – Distribuído em 32 e 64 bits é projetado para suportar ambientes com grande quantidade de transações, com analise de dados altamente complexas, sistemas de data warehousing.
  • SQL Server 2005 Developer Edition – Possuí todos os recursos da edição Enterprise, mas é licenciado somente para ambientes de teste e desenvolvimento, não pode ser utilizado em servidores de produção.
  • SQL Server 2005 Compact Edition – Oferece um banco de dados de pouca manutenção, incorporado e compacto para aplicativos cliente de usuário único para todas as plataformas Windows, incluindo Tablet PCs, Pocket PCs, Smart Phones e Desktops. Essa versão é uma boa solução para substituir os arquivos do Microsoft Access.

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s