System Databases

System databases são bancos de dados utilizados pelo sistema do SQL Server e podem servir para ajudar na administração das instâncias, O SQL Server tem cinco system databases, abaixo segue a descrição de cada um deles.

MASTER – Registra as informações de sistema das instâncias do SQL Server

MSDB – o SQL Server Agent usa esse banco de dados para gerenciar os alertas, agendamento de jobs, implementação do database mail, manter histórico de backups e etc.

RESOURCE – Esse banco de dados é oculto e contem o código para implementar o sys schema que é usado nas informações de queries do sistema.

MODEL – Contem os templates para novos user-defined databases. Configure o model database para que ele tenha as opções e objetos que você deseja em todos os databases de usuário.

TEMPDB – É criado cada vez que o serviço do SQL Server for iniciado, usuários podem armazenar resultados temporários para uma sessão nesse banco de dados, e uma instancia pode também usar esse banco de dados para ajudar a gerenciar as suas implementações, desde um snapshot isolation transaction ou um sorting de dados.

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta