Object Browser

O Visual Studio é uma IDE completíssima, porém as vezes esquecemos de utilizar alguns recursos simples da própria IDE, como por exemplo o Object Browser. Recentemente eu auxiliei alguns profissionais a utilizar esse recurso.

 

 

O Object Browser é um recurso que exibe a estrutura de objetos, permitindo a navegação. Através dessa navegação é possível exibir as informações dos objetos relativos ao projeto, informações tais como: classes, overrides, interfaces, propriedades, métodos e etc.

Outra informação importante deste recurso é o nome físico do assembly (DLL) e inclusive o caminho físico da DLL.

 

 

 

 

Abaixo há um exemplo de informações; estou pesquisando dentro do System.Data a classe DataRow e dentro dela o método Delete().

 

Encerro esse post, reafirmando que este recurso é simples, o mesmo pode ser de muita utilidade no dia-a-dia, principalmente para quem chega de pára-quedas em projetos desenvolvidos por terceiros para dar manutenção.

 

Abraço, Rodrigo

 

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta