Executando um pacote com outra conexão no Integration Services (SSIS)

Para quem vai executar um pacote do SSIS através do DTExec.exe ou DTExecUI.exe e precisa alterar os parâmetros de conexão, mas não quer editar o pacote ou precisa realmente ficar alternando entre os servidores, uma opção é utilizar a guia Connection Manager.

 

Por exemplo, tenho um determinado ambiente e desenvolvi uma rotina que transfere registros do servidor de produção para um servidor de desenvolvimento, isso acontece sob demanda, ou seja, o pacote fica nas mãos dos desenvolvedores e quando necessitam de dados atualizados nas bases de desenvolvimento a equipe utiliza o aplicativo DTExecUI.exe para executar o pacote.

 

Porém, agora essa empresa adquiriu um novo servidor de produção e precisamos fazer a transferência entre ambos servidores para o servidor de desenvolvimento.

 

Para resolver isso, sem criar outro pacote podemos utilizar um parâmetro dos aplicativos que executam os pacotes. O parâmetro chama-se Connection Manager (vide imagem abaixo).

 

 

Connection Manager

 

Os aplicativos DTExec.exe e DTExecUi.exe são muito ricos em possibilidades de parâmetros. Vale o tempo para testar e estudar cada um deles. Para quem não conhece esses aplicativos recomendo o meu artigo Utilitários DTExec e DTExecUI.

 

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta