Dos utilitários que eu mais utilizo nas rotinas de manutenção de servidores o PowerShell é o meu predileto.
Uma das questões que venho acompanhando nos fóruns é como retornar dados de um Select a partir de um código feito em PowerShell, se fizermos uma boa pesquisa existem diversas maneiras, porém vou falar apenas do SQL Server 2008 Powershell (sqlps.exe).
O SQL Server 2008 PowerShell pode ser invocado pelo utilitário sqlps.exe, possui um Cmdlet Invoke-sqlcmd que retorna dados de um objeto no SQL Server. Acompanhe os passos abaixo para executar o comando.
Passo 1: Abra o prompt de comando (cmd) e execute a instrução sqlps.exe;
Passo 2: Nesse segundo passo vamos selecionar o caminho para acessar a instância onde os dados encontram-se. Por essa explicação, podemos ver que “crespi-note” é o nome da minha máquina e “default” é o nome da minha instância;
Passo 3: Agora que já estamos na raiz da instância vamos acessar os “databases” e o banco de dados “clientes” e o diretório “tables”;
Passo 4: Pela seqüência utilizaríamos o comando “dir” para listar o conteúdo de uma tabela, porém isso não irá funcionar já que o “dir” listará os objetos contidos no diretório “tables” veja a imagem abaixo:
por esse motivo utilizaremos o comando SELECT com o Invoke-SQLCmd veja:
Para concluir, quando uso PowerShell lembro dos tempos em que trabalhava com servidores Linux e utilizava bastante os recursos de bash. Principalmente integrados com bancos de dados para auxiliar nas rotinas de administração dos servidores. Espero que esse pequeno “How To”, possa ajudar nos primeiros passos utilizando PowerShell na administração dos servidores SQL Server.
Abraço, Rodrigo
Bom dia
Rodrigo,
As imagens não estão aparecendo.
abraços
Oi Flavio! eu vi foi por causa da migração para o WordPress… Veja o vídeo 07 (https://sqlcrespi.com/2017/01/15/powershell-para-dbas-sql-server-video-07/) da série e DBAs para SQL Server lá o conteúdo é bem mais completo e assim que der eu refaço este post. Abraço e obrigado pelo comentário.