Database ‘dbname’ is in transition

Hoje ao colocar um banco de dados em modo offline obtivemos a desagradável mensagem de erro 5061 com a mensagem “Database ‘dbname’ is in transition. Try the statement later.”, após tentar algumas soluções obvias, buscamos ajuda na web e nada funcionou.

No entanto resolvemos o problema, segue aqui como resolvemos o problema, isso pode não resolver o problema de todo mundo, mas se alguém por algum motivo precisar não custa tentar os passos abaixo:

·         Resetar o status do banco de dados;

·         Fechar a console do Management Studio (não sei por que, mas sem fechar a console o erro persiste, se alguém souber e quiser comentar);

·         E colocar o banco de dados como Restricted_User.

Nenhum dos links abaixo resolveu nosso problema, mas também nenhum deles fala de uma descrição de erro igual a que tivemos, ainda assim segue a lista dos links usados pode ser que em alguma outra situação possa ser útil.

http://social.msdn.microsoft.com/Forums/en/sqlsmoanddmo/thread/51d8872b-20cc-4311-9907-41ae44ca096a

http://www.geakeit.co.uk/2010/12/11/sql-take-offline-fails-alter-database-failed-because-a-lock-could-not-error-5061/

http://sql-server-performance.com/Community/forums/t/9720.aspx

Aproveito para agradecer ao colega @prettoandre pelo apoio no momento de pesquisar as soluções.

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta