DAC

Depois de responder a diversos questionamentos de alunos, resolvi postar aqui uma dica.

Muitos são os tópicos na web que falam da alta-disponibilidade do SQL Server, inclusive trabalhei nos últimos meses em minha monografia de estudo de caso descritivo sobre as estratégias a cerca deste assunto, mas voltando ao foco do post.

Imagine que você é administrador de um SQL Server e o seu cliente liga reclamando que o serviço do SQL Server não esta mais respondendo. Imediatamente o que você faz? Reinicializa o serviço e arruma uma desculpa esfarrapada para isso, certo? Não, errado.

No SQL Server 2005 foi adicionada a funcionalidade que ajuda a resolver alguns problemas que podem ocorrer, essa funcionalidade é conhecida como Dedicated Administrator Connection (DAC).

O SQL Server escuta as conexões DAC em uma porta atribuída dinamicamente. A conexão pode ser feita na mesma porta registrada no log de erro e apenas usuários com função de sysadmin podem realizar esse tipo de conexão. Essa conexão pode ser feita tanto com o sqlcmd quanto com o SSMS.

Para conexão com o SSMS é necessário utilizar o prefixo “admin:” no campo server name.

Já as conexões feitas através do sqlcmd podem utilizar a opção “-A”.

Espero que esse post ajude vocês a encontrarem o caminho que leva a solução dos problemas e não a mascarar com soluções paliativas.

Abraço, Rodrigo

Um comentário em “DAC

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.