DAC

Depois de responder a diversos questionamentos de alunos, resolvi postar aqui uma dica.

Muitos são os tópicos na web que falam da alta-disponibilidade do SQL Server, inclusive trabalhei nos últimos meses em minha monografia de estudo de caso descritivo sobre as estratégias a cerca deste assunto, mas voltando ao foco do post.

Imagine que você é administrador de um SQL Server e o seu cliente liga reclamando que o serviço do SQL Server não esta mais respondendo. Imediatamente o que você faz? Reinicializa o serviço e arruma uma desculpa esfarrapada para isso, certo? Não, errado.

No SQL Server 2005 foi adicionada a funcionalidade que ajuda a resolver alguns problemas que podem ocorrer, essa funcionalidade é conhecida como Dedicated Administrator Connection (DAC).

O SQL Server escuta as conexões DAC em uma porta atribuída dinamicamente. A conexão pode ser feita na mesma porta registrada no log de erro e apenas usuários com função de sysadmin podem realizar esse tipo de conexão. Essa conexão pode ser feita tanto com o sqlcmd quanto com o SSMS.

Para conexão com o SSMS é necessário utilizar o prefixo “admin:” no campo server name.

Já as conexões feitas através do sqlcmd podem utilizar a opção “-A”.

Espero que esse post ajude vocês a encontrarem o caminho que leva a solução dos problemas e não a mascarar com soluções paliativas.

Abraço, Rodrigo

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

One thought on “DAC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s