Receita de Bolo – Identificando a Contenção de IO

Essa é uma questão muito comum em sala de aula. Como identificar a contenção de I/O do banco de dados e arquivos no SQL Server?

O SQL Server 2008 nos provê recursos para validar o número de leitura e escrita. Para essa descoberta podemos utilizar a DMV sys.dm_io_virtual_file_stats ou a função fn_virtualfilestats.

Veja a receita de bolo abaixo, essa querie retorna as estatisticas sobre cada banco de dados e arquivo na instância do SQL Server.

SELECT

      DB_NAME(database_id) DatabaseNM,

      file_id FileID,

      io_stall IOStallsMs,

      size_on_disk_bytes FileBytes,

      num_of_bytes_written BytesWritten,

      num_of_bytes_read BytesRead

FROM

      sys.dm_io_virtual_file_stats(NULL, NULL)

ORDER BY io_stall DESC

Para resumir, existem diversas formas de se avaliar a contenção de I/O, mas essa é a mais simples e retorna o instante em que necessitamos averiguar. Uma variação deste script, a que eu guardo sempre comigo, podemos encontrar no SQL Script Manager, para quem não conhece recomendo o download no link da Red Gate.

Abraço, Rodrigo

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

One thought on “Receita de Bolo – Identificando a Contenção de IO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s