Desabilitar o Reinicio Forçado do Windows Após o Update

Esta é uma dúvida recorrente quando é feita alguma manutenção nos bancos de dados e é necessário reiniciar o servidor há um update do Windows Server e não podemos ficar esperando.
A solução para evitar esse tipo de inconveniente é parar o serviço de atualizações automáticas.
Método 1:
No prompt de comando digite:

NET Stop WUAUSERV

Método 2:
Alterando o registro, não esqueça de fazer um backup antes. Esta alteração valerá para sempre até alterar o valor da chave.
[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows]
Em Windows clique com o botão direito, novo e chave.
Digite WindowsUpdate como o nome da chave, clique com o botão direito e crie uma nova chave dentro de WindowsUpdate nomeia de AU.
Na AU selecione Novo > Valor DWORD(32 bits) nomeie esta chave para NoAutoRebootWithLoggedOnUsers e adicione o valor 1 para esta chave.

IMPORTANTE: não esqueça de inicializar novamente este serviço quando for conveniente e ajuste a agenda da janela de manutenção para fazer o reboot do servidor.

Esta são as duas soluções que eu conheço, funciona, se existir melhor deixe o comentário.

Abraço, Rodrigo

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s