Desabilitar o Reinicio Forçado do Windows Após o Update

Esta é uma dúvida recorrente quando é feita alguma manutenção nos bancos de dados e é necessário reiniciar o servidor há um update do Windows Server e não podemos ficar esperando.
A solução para evitar esse tipo de inconveniente é parar o serviço de atualizações automáticas.
Método 1:
No prompt de comando digite:

[code language=”bash”]
NET Stop WUAUSERV
[/code]

Método 2:
Alterando o registro, não esqueça de fazer um backup antes. Esta alteração valerá para sempre até alterar o valor da chave.
[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows]
Em Windows clique com o botão direito, novo e chave.
Digite WindowsUpdate como o nome da chave, clique com o botão direito e crie uma nova chave dentro de WindowsUpdate nomeia de AU.
Na AU selecione Novo > Valor DWORD(32 bits) nomeie esta chave para NoAutoRebootWithLoggedOnUsers e adicione o valor 1 para esta chave.

IMPORTANTE: não esqueça de inicializar novamente este serviço quando for conveniente e ajuste a agenda da janela de manutenção para fazer o reboot do servidor.

Esta são as duas soluções que eu conheço, funciona, se existir melhor deixe o comentário.

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta