PASS Summit 2016

pass_2016_940x94

Eu demorei um pouco para escrever este post porque foram muitas informações e novidades para compilar antes de falar um pouco do que eu captei este ano no evento.

Este é um parecer pessoal e de alguém que participou todos os dias das palestras.

No ano passado eu estava mais tímido, conversei menos, me coloquei no lugar de “ouvinte mudo”, já este ano um pouco mais desinibido conversei mais, fiz novos amigos, novos contatos e até trouxe novos negócios para minha empresa.

O evento estava mais calmo em relação ao ano passado, não sei se haviam menos pessoas transitando ou eu que estou em um momento que percebo as coisas de maneira mais calma. :)

Novamente tive a percepção que algumas palestras de nível 400 deveriam ser nível 200, mas ainda assim todas elas foram muito proveitosas, então, vou escrever um pouco das palestras que mais agregaram para o meu conhecimento.

 

Dia 1

Com certeza a primeira, foi a do Luan e do Murilo. Ver dois brasileiros palestrando no PASS foi muito legal e eles “tiraram de letra”. Foi muito bacana!

A palestra Diving Deeper into Database Hardware foi uma palestra atípica para mim, afinal eu não sou um cara de hardware, mas o palestrante conseguiu descer a um nível inteligível, muito óbvio que algumas coisas não precisam ser ditas, como escolher o processador correto para o licenciamento do SQL Server, mas a forma como o palestrante abordou as configurações e informações sobre processadores foi muito educativo.

 

Dia 2

O segundo dia foi esperado para ver o SQL Server rodando no Linux, na palestra SQL Server on Linux, Come Learn What is Happening. O assunto é gigante para falar, por isso, vou falar só da palestra e no próximo encontro do SQL Server RS falarei um pouco do SQL Server no Linux.

Na minha opinião foi a melhor palestra de todas, achei que seria estranho ver três palestrantes juntos, mas é difícil comentar a dinâmica. Foi uma palestra com poucos slides e muita demonstração. No meu ponto de vista a melhor de todas.

A palestra sobre Execution Plans for Mere Mortals eu não esperava muito, talvez seja preconceito meu sobre palestras de nível 200, mas a palestra foi muito boa, uma ótima apresentação e inclusive esta palestra incluía muitas informações que para mim eram incompletas como a análise de plano de execução de transações in memory.

 

Dia 3

No último dia comecei com Data Partitioning for Database Architects and Mere Mortals uma palestra de nível 300 e que foi desenvolvida dentro deste nível. Já fui para esta palestra com uma boa expectativa, visto que eu admiro o palestrante também como autor. Interessante a visão sobre economia em storage usando o melhor aproveitamento e a melhoria nas estimativas de cardinalidades apresentadas pelo Dimitri.

Ainda no último dia, a palestra Now Where Did That Estimate Cost foi a segunda melhor do dia, foi um assunto um pouco cansativo porque a exposição das ideias foi muito focada em slides e poucas demonstrações. No entanto, isso não tirou o brilho, importância e uma ótima abordagem.

 

SQL Clinics

Durante o PASS uma equipe legal para caramba da Microsoft fica numa área para responder perguntas sobre produto.

Lógico que eu aproveitei, tirei algumas dúvidas que eu tinha sobre uma palestra que estou escrevendo o para o SQL Saturday de BSB. Aguardo vocês lá!

Bem pessoal, para concluir, todas as palestras agregaram bastante, estas citadas acima foram as que mais me chamaram atenção. Em cada um dos links, tem a descrição das palestras e exceto duas destas, todas tem um pdf em anexo com a apresentação utilizada pelos palestrantes.

Para quem não foi, vale a pena dar uma olhada. Se tiveres alguma dúvida não deixe de compartilhar comigo, afinal eu gosto de ficar com mais dúvidas do que eu já tenho! ;)

Abraço, Rodrigo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.