Em um projeto recente, tive a oportunidade de testar uma feature bem legal do Azure SQL Database. A opção “as copy of” do comando T-SQL create database.
O cenário é bem comum, um banco de produção que precisa ser recriado periodicamente para desenvolvimento ou homologação.
Se fosse em um SQL Server on-premisses, faria um backup e restore, mas para o Azure temos a opção de criar o banco de dados como cópia do banco de dados já existente. Inclusive escolhendo o tier (claro que do Standard para o Basic não vai).
Veja o código abaixo:
CREATE DATABASE adventureworksDev
AS COPY OF adventureworks
Outra maneira, é utilizar o Power Shell com o parâmetro -CopyDatabaseName. Veja o comando abaixo:
New-AzureRmSqlDatabaseCopy -ResourceGroupName "Demo"
-ServerName "Demo"
-DatabaseName "AdventureworksDev"
-CopyDatabaseName "Adventureworks"
E a opção mais popular e menos prática (minha opinião), é utilizar o portal onde ao acessar o banco de dados haverá um botão Copy.

Acredito ser bem conveniente utilizar o PowerShell, pois fica fácil de agendar. Contudo, é legal ter mais opções para cada situação.
Fica a dica galera!
Abraço, Rodrigo