Linux Para DBAs SQL Server 03 – Componentes

No post anterior, falei sobre a instalação do SQL Server e que por uma característica de sistema operacional os componentes e outros serviços, além da engine, não serão instalados junto à instalação default.

Abaixo colarei os links onde há how-to para instalação destes componentes.

Meu Canal no YouTube – SQLCrespi:

Microsoft Docs:

Porque instalamos os componentes do SQL Server depois da instalação da Engine? Simples! Porque é uma característica padrão do Sistema Operacional Linux.

Por que é tão diferente do Windows? Esta talvez seja a pergunta correta. No sistema operacional Windows Server as bibliotecas, dlls, podem ser atualizadas e todo o registro é feito em um único repositório chamado registry. Já no sistema operacional Linux cada componente pode utilizar uma biblioteca, lib própria ou do sistema operacional, além de cada software ter seu próprio arquivo de configuração, o que faz com que as dependências e chances de incompatibilidade diminuam.

No próximo post irei falar sobre como utilizar upgrade no Linux. Continue seguindo …

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.