Azure Data Studio para PostgreSQL

Fala Galera!

Tanto no TDC de SP (TheDevConf) quando no PGConf.Brasil deste ano, falei sobre o Azure Data Studio como ferramenta para administrar ou manipular dados do PostgreSQL, ao invés do pgAdmin4.

Causou-me uma certa surpresa quando as pessoas me falaram que não conheciam ou que acreditavam que só funciona em Windows ou para PostgreSQL que está no Azure. :O

 Por este motivo, estou fazendo este pequeno tutorial sobre o assunto.

O Azure Data Studio é uma ferramenta para gerenciar bancos de dados SQL Server e PostgreSQL em ambientes Windows, MacOS e Linux e funciona com bancos on-premises ou cloud.

Este ainda possui IntelliSense, complementos de palavras chaves, editor SQL, integração com controle de versionamento, controle de conexões e navegação de objetos por árvore. Além do fato de permitir a criação de code snippets.

Outra feature que ajuda muito no dia-a-dia, é poder salvar resultados de queries em texto, json, xls e csv, controle de conexões e navegação de objetos por árvore.

Para instalar basta seguir o guia do link: https://docs.microsoft.com/en-us/sql/azure-data-studio/download

Depois de instalar o Azure Data Studio, ao adicionar conexões, somente irá aparecer para SQL Server conforme imagem abaixo.

Para utilizar o Azure Data Studio para acessar servidores PostgreSQL é necessário instalar a extensão correspondente (vide imagem abaixo).

Ao conectar a lista de objetos do servidor, irá aparecer na árvore connections.

Pessoalmente, gosto muito do Azure Data Studio para PostgreSQL, uma vez que não me adaptei ao pgAdmin4.

Ainda acho que faltam algumas melhorias na ferramenta. Por isso, se você quiser contribuir com o projeto basta acessar o GitHub. Lá você pode também apontar correções, fazer questionamentos, etc.

Anúncios

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.