Fala Galera!
A muito tempo não falo de Provas de Certificação por aqui.
Contudo, a prova AZ 900 – Azure Fundamentals merece ser destacada.
Fiz a prova no dia 31/12/2019. Ela custa 60 dólares no Brazil, mas como tinha o voucher do Microsoft Ignite – The Tour SP acabei fazendo de graça. :D
Para me preparar para a AZ 900, utilizei o material online e gratuito do site da Microsoft e um eBook exclusivo para alunos do Azure Academy.
Esta prova mede os conhecimentos básicos relacionados aos conceitos de cloud, serviços do Azure, segurança (privacidade e compliance), precificação e suporte.
Talvez sua pergunta agora será: “Crespi você achou a prova fácil?”
Pensei que seria, visto que é uma prova de fundamentals, mas apesar de ter obtido um score muito além do necessário, admito que sofri um pouco.
Esta é minha opinião sobre a prova! Acredito que para um profissional focado em Azure ou
generalista seja mais tranquilo, mas para um especialista em banco de dados, algumas questões como IoT, Azure Active Directory e publicação de apps foram complicadas e tomaram um tempinho.
As questões que envolviam a área de Data foram bem tranquila. Qualquer profissional que tenha contato com Azure SQL Database, consegue responder as questões referentes a PostgreSQL ou MySQL. Na parte de Analytics e AI as questões foram simples (em minha opinião).
Minha sugestão para passar nesta prova, é focar no learning path que possui todo o conteúdo. No meu caso, usei o material do Rubens Guimarães e gostei muito. Logo recomendo, o intensivo de Azure da Azure Academy. Vale a pena!
Focar em PowerShell, Azure Cli e Cloud Shell, estudar de forma aprofundada o Azure Advisor e as formas de pagamento (não precisa decorar cada tier, mas conhecer o que oferece e a limitação). Isso poderá ajudar muito!
É isso aí! Acredito que esta prova serviu para “provar” que além de especialista em Banco de Dados eu entendo de um entorno maior. :)
Abraço, Rodrigo
Para alguém “leigo” e fora da área de TI, acha que vale a pena realizar a prova? Da pra pegar tudo do zero?
Oi Leandro! Para dar da sim, não sei se vale a pena ter uma certificação sem estar na área. Acho que é uma avaliação bem estratégica dê carreira.