Database Console Commands para Log

O DBCC (Database Console Commands) é um conjunto de comandos que podem ser utilizados para analizar e validar. Neste post vamos falar sobre dois comandos de log do DBCC o DBCC SQLPerf e o DBCC Log.

DBCC SQLPerf

O DBCC SQLPerf é um comando relacionado a diversas estatísticas do SQL Server como por exemplo: wait statistics e espaço no log de transações.

Logo este comando se torna uma ótima maneira de monitorar o espaço do log dos bancos de dados, zerar os wait statistics, etc.

Abaixo seguem alguns exemplos do seu uso prático.

Dados do Log de Transação

Com o DBCC SQLPerf(logspace) recebemos a lista dos bancos de dados com o espaço em disco na segunda coluna e o percentual de espaço livre na terceira coluna. 

O SQLPerf é um comando utilizado em versões antigas do SQL Server quando não tínhamos a disponibilidade das DMVs e recomendo se você estiver utilizando uma versão recente do SQL Server acostumar-se com a DMV sys.dm_os_wait_stats.

Limpar e visualizar as estatísticas de dados

Os registros apresentados pela DMV acima citada é o acumulado desde a última vez que o serviço do SQL Server foi reiniciado. Não recomendo que seja limpo as estatísticas de wait,  porém, se for necessário para algum debug, teste de performance ou recomendado por um DBA é possível fazer pelo DBCC SQLPerf.

DBCC Loginfo

O DBCC Loginfo é um comando usado para visualizar a estrutura do log, provendo uma informação sobre VLFs (Virtual Log Files). A coluna status indica a porção do log que está em uso, ainda há a CreateLSN.

Claro que com a DMV sys.dm_db_log_info ficará mais fácil de visualizar a informação e analisar.

A ideia deste post era repassar alguns conceitos antigos que estão presentes no conjunto de comandos DBCC.

Recomendo sempre o uso das DMVs quando for possível, no entanto, não podemos negar que ainda há um legado de servidores SQL Server antigos no mercado e por isso não podemos desconsiderar estes comandos antigos.

Abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.