Banco de dados Resource

O SQL Server 2005 adicionou um novo banco de dados chamado Resource.
Este banco de dados contém registros de tabelas de sistema, metadata e stored procedures que o SQL Server necessita para rodar, além disso, esse banco de dados é sempre read-only. E não contém informações sobre as instâncias e os bancos de dados isso acontece porque esse banco de dados é escrito somente durante a instalação de um novo Service Pack.
O Resource contém apenas tabelas físicas e stored procedures referenciadas logicamente por outros databases, ele pode ser encontrado por default em : c:Program FilesMicrosoft SQL ServerMSSQL10.MSSQLSERVERMSSQLBinn.mdf (ldf).
No SQL Server 2000 quando era feita uma atualização de um Service Pack era necessário (em alguns casos) rodar scripts que excluíam e re-criavam os objetos de sistema, este processo demorava tempo e poderia criar problemas na aplicação para voltar a release.
No SQL Server 2008 quando atualizamos um novo Service Pack ou quick fix, uma cópia do resource é feita, isso nos da garantias na hora de voltar uma atualização.
É possível conectar ao Resource database se a conexão for single-user digitando o comando: Use MSSQLSystemResource.

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s