Banco de dados Resource

O SQL Server 2005 adicionou um novo banco de dados chamado Resource.
Este banco de dados contém registros de tabelas de sistema, metadata e stored procedures que o SQL Server necessita para rodar, além disso, esse banco de dados é sempre read-only. E não contém informações sobre as instâncias e os bancos de dados isso acontece porque esse banco de dados é escrito somente durante a instalação de um novo Service Pack.
O Resource contém apenas tabelas físicas e stored procedures referenciadas logicamente por outros databases, ele pode ser encontrado por default em : c:Program FilesMicrosoft SQL ServerMSSQL10.MSSQLSERVERMSSQLBinn.mdf (ldf).
No SQL Server 2000 quando era feita uma atualização de um Service Pack era necessário (em alguns casos) rodar scripts que excluíam e re-criavam os objetos de sistema, este processo demorava tempo e poderia criar problemas na aplicação para voltar a release.
No SQL Server 2008 quando atualizamos um novo Service Pack ou quick fix, uma cópia do resource é feita, isso nos da garantias na hora de voltar uma atualização.
É possível conectar ao Resource database se a conexão for single-user digitando o comando: Use MSSQLSystemResource.

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta