BCP em arquivo Batch

Frequentemente eu recebo pedidos de ajuda e revendo descobri que um dos top 10 de pedido de ajuda é como executar um BCP de dentro de arquivos Batch.

BCP (Bulk Copy Program) é um aplicativo que copia grandes volumes de dados, pode ser utilizado para importar e exportar dado, ou até mesmo copiar dados entre instâncias do SQL Server. E a grande vantagem deste aplicativo é a velocidade, ele é muito mais rápido do que os procedimentos padrões de importação ou exportação de dados.

A sintaxe para utilizar o BCP dentro de um batch:

@echo off  
@if
not %OS==goto :Exit
bcp AdventureWorks
..HumanResources.Department out c:Department.txt
Exit

A sintaxe para utilizar o BCP dentro de um VBS:

Set x = WsCript.CreateObject("WScript.Shell")   
retorno
= x.Run("bcp AdventureWorks..HumanResources.Department out c:Department.txt -erro.txt",0,TRUE")

Vale lembrar que o BCP existe em versões antigas do SQL Server, e vale a pena dar uma olhadinha na sintaxe de comando para outras opções.

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta