BCP em arquivo Batch

Frequentemente eu recebo pedidos de ajuda e revendo descobri que um dos top 10 de pedido de ajuda é como executar um BCP de dentro de arquivos Batch.

BCP (Bulk Copy Program) é um aplicativo que copia grandes volumes de dados, pode ser utilizado para importar e exportar dado, ou até mesmo copiar dados entre instâncias do SQL Server. E a grande vantagem deste aplicativo é a velocidade, ele é muito mais rápido do que os procedimentos padrões de importação ou exportação de dados.

A sintaxe para utilizar o BCP dentro de um batch:

@echo off  
@if
not %OS==goto :Exit
bcp AdventureWorks
..HumanResources.Department out c:Department.txt
Exit

A sintaxe para utilizar o BCP dentro de um VBS:

Set x = WsCript.CreateObject("WScript.Shell")   
retorno
= x.Run("bcp AdventureWorks..HumanResources.Department out c:Department.txt -erro.txt",0,TRUE")

Vale lembrar que o BCP existe em versões antigas do SQL Server, e vale a pena dar uma olhadinha na sintaxe de comando para outras opções.

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s