Restore de backups do SQL Server 2008 no SQL Server 2005

Nesse post não explicarei como fazer o restore de um backup do SQL Server 2008 no SQL Server 2005.

O objetivo é esclarecer.

 

Já recebi inúmeras solicitações para restaurar backups feitos no SQL Server 2008 em um servidor com SQL Server 2005. 

 

Geralmente isso ocorre quando é feito uma migração sem avaliação de todos os quesitos do software, ou quando o desenvolvedor do software utiliza no ambiente de desenvolvimento o SQL Server 2008 e o cliente um servidor com SQL Server 2005

 

Bem, não há como fazer esse restore, o SQL Server 2008 implementou diversas features que geram incompatibilidades nos formatos de backup. Essa tentativa irá causar um erro, veja a imagem abaixo:

 

 

 

Porém, uma solução que pode ser aplicada para essas situações é utilizar o Integration Services (SSIS) para fazer um pacote, ou gerar todo o banco de dados por script e aplicar na nova base. Evidentemente isso não é restore, mas pode resolver o problema, fato é que esse processo torna-se um trabalho maçante dependendo do tamanho do banco de dados, mas é uma solução para não deixar cliente na mão.

 

Abraço, Rodrigo

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s