Restore de backups do SQL Server 2008 no SQL Server 2005

Nesse post não explicarei como fazer o restore de um backup do SQL Server 2008 no SQL Server 2005.

O objetivo é esclarecer.

 

Já recebi inúmeras solicitações para restaurar backups feitos no SQL Server 2008 em um servidor com SQL Server 2005. 

 

Geralmente isso ocorre quando é feito uma migração sem avaliação de todos os quesitos do software, ou quando o desenvolvedor do software utiliza no ambiente de desenvolvimento o SQL Server 2008 e o cliente um servidor com SQL Server 2005

 

Bem, não há como fazer esse restore, o SQL Server 2008 implementou diversas features que geram incompatibilidades nos formatos de backup. Essa tentativa irá causar um erro, veja a imagem abaixo:

 

 

 

Porém, uma solução que pode ser aplicada para essas situações é utilizar o Integration Services (SSIS) para fazer um pacote, ou gerar todo o banco de dados por script e aplicar na nova base. Evidentemente isso não é restore, mas pode resolver o problema, fato é que esse processo torna-se um trabalho maçante dependendo do tamanho do banco de dados, mas é uma solução para não deixar cliente na mão.

 

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta