Opções do SQL Profiler

Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de executar repetidamente algumas ferramentas de monitoramento. Recentemente eu fui questionado sobre a ferramenta SQL Profiler. Para encontrar a lista de parâmetros do PROFILER.EXE basta executar o comando com o parâmetro /?. Veja a imagem.

Particularmente em alguns servidores, principalmente de desenvolvimento eu crio batchs para ter acesso mais rápido na hora de fazer o monitoramento. No caso do Profiler, costumo deixar templates prontos para as análises mais comuns e batchs para o profiler já chamando cada um desses templates. Veja a linha de comando para exemplo.

C:Program FilesMicrosoft SQL Server100ToolsBinn>PROFILER.EXE /s(local) /e /f “c:temptraceteste.trc”

Espero que esse post ajude a automatizar alguns cliques e até a padronizar entre a equipe a análise.

Abraço, Rodrigo

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s