Opções do SQL Profiler

Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de executar repetidamente algumas ferramentas de monitoramento. Recentemente eu fui questionado sobre a ferramenta SQL Profiler. Para encontrar a lista de parâmetros do PROFILER.EXE basta executar o comando com o parâmetro /?. Veja a imagem.

Particularmente em alguns servidores, principalmente de desenvolvimento eu crio batchs para ter acesso mais rápido na hora de fazer o monitoramento. No caso do Profiler, costumo deixar templates prontos para as análises mais comuns e batchs para o profiler já chamando cada um desses templates. Veja a linha de comando para exemplo.

C:Program FilesMicrosoft SQL Server100ToolsBinn>PROFILER.EXE /s(local) /e /f “c:temptraceteste.trc”

Espero que esse post ajude a automatizar alguns cliques e até a padronizar entre a equipe a análise.

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta