DBCC CloneDatabase

Pessoal,

Ontem dia 17 de novembro 2016, na minha sessão do 24Horas do PASS em Português falei sobre os comandos do DBCC.

Na palestra citei o DBCC Clonedatabase, mas acabei não mostrando a demo.

Então, o CloneDatabase aparece no SP2 do SQL Server 2014 e no SP1 do SQL Server 2016 e é uma feature que eu estava ansioso para ver.

A função deste comando do DBCC é clonar a estrutura do banco de dados com estatísticas e query store.

O banco de dados não pode ser utilizado como banco de dados de produção, mas é uma ótima ferramenta para diagnósticos de problemas.

Para fazer o clone de um banco de dados basta executar o DBCC Clonedatabase (nomedobanco, nomededestino), e nos meus testes com um banco de dados de 100Gb demorou 1 segundo a execução.

Vale a pena o teste.

clip_image002

No próximo sábado estarei palestrando no #SQLSatBSBque terá o mesmo tema da minha sessão do 24HoP PT, logo depois estarei disponibilizando as demos e o ppt desta palestra para a comunidade isso porque na palestra de Brasilia eu irei mostrar algumas execuções no SQL Server no Linux e as demos ficarão mais completas.

Abraço, Rodrigo

Autor: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s