DBCC CloneDatabase

Pessoal,

Ontem dia 17 de novembro 2016, na minha sessão do 24Horas do PASS em Português falei sobre os comandos do DBCC.

Na palestra citei o DBCC Clonedatabase, mas acabei não mostrando a demo.

Então, o CloneDatabase aparece no SP2 do SQL Server 2014 e no SP1 do SQL Server 2016 e é uma feature que eu estava ansioso para ver.

A função deste comando do DBCC é clonar a estrutura do banco de dados com estatísticas e query store.

O banco de dados não pode ser utilizado como banco de dados de produção, mas é uma ótima ferramenta para diagnósticos de problemas.

Para fazer o clone de um banco de dados basta executar o DBCC Clonedatabase (nomedobanco, nomededestino), e nos meus testes com um banco de dados de 100Gb demorou 1 segundo a execução.

Vale a pena o teste.

clip_image002

No próximo sábado estarei palestrando no #SQLSatBSBque terá o mesmo tema da minha sessão do 24HoP PT, logo depois estarei disponibilizando as demos e o ppt desta palestra para a comunidade isso porque na palestra de Brasilia eu irei mostrar algumas execuções no SQL Server no Linux e as demos ficarão mais completas.

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta