PowerShell no Linux

Pessoal,

Aproveitando que o meu post sobre como instalar o SQL Server no Linux causou muitas mensagens e algumas delas foram sobre #PowerShell resolvi escrever esse pequeno how to de como instalar o PowerShell no #Linux.

Primeiro todos os pacotes sobre PowerShell vocês podem encontrar no GitHub, aqui vocês irão encontrar os pacotes para Ubuntu, CentOS e etc.

O exemplo abaixo é baseado no Ubuntu 16.04.1, mas se precisar utilizar no 14.04 basta trocar as libs, estão comentadas abaixo:

Primeiro passo será instalar a libicu55 (se for o Ubuntu 14.X a lib será libcu52).

[code language=”bash”]
crespidb@lxSQL:~$ apt-get install libunwind8 libicu55 –y
crespidb@lxSQL:~$
[/code]

[code language=”bash”]
crespidb@lxSQL:~$ wget https://github.com/PowerShell/PowerShell/releases/download/v6.0.0-alpha.9/powershell_6.0.0-alpha.9-1ubuntu1.16.04.1_amd64.deb
crespidb@lxSQL:~$
[/code]

[code language=”bash”]
crespidb@lxSQL:~$ dpkg -i powershell_6.0.0-alpha.9-1ubuntu1.16.04.1_amd64.deb
crespidb@lxSQL:~$
[/code]

image

No caso do Ubuntu 14.x o caminho para o wget será: https://github.com/PowerShell/PowerShell/releases/download/v6.0.0-alpha.9/powershell_6.0.0-alpha.9-1ubuntu1.14.04.1_amd64.deb

O nome para o instalador será: dpkg -i powershell_6.0.0-alpha.9-1ubuntu1.14.04.1_amd64.deb

Para concluir segue o PowerShell e a sua versão.

capture

Espero que este post ajude a diminuir algumas dúvidas.

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

2 thoughts on “PowerShell no Linux

Deixe uma resposta