Linux Para DBAs SQL Server 08 – Tools Azure Data Studio

Está será a última ferramenta apresentada nesta série, assim darei mais foco na administração do ambiente.

O Azure Data Studio é a evolução do SQL Operations Studio e além de ser multi-plataforma (Windows, MacOS e Linux) ele oferece um editor com Intellisense, integração com controle de versão e terminal integrado.

O link para download é https://docs.microsoft.com/en-us/sql/azure-data-studio/download?view=sql-server-2017

Uma das grandes vantagens em relação a SSMS é a possibilidade de ter Dashboards customizados, você poderá aprender mais sobre isso no link https://docs.microsoft.com/en-us/sql/azure-data-studio/insight-widgets?view=sql-server-2017

Outra grande vantagem, é ser um integrador de conexões e permitir conexão com PostgreSQL (por essa você não esperava, né?). Sim, é possível na mesma interface que você está trabalhando com SQL Server, monitorar, codificar e administrar um servidor com PostgreSQL.

Recomendo o teste, para saber se é aplicável para o seu método de trabalho. Para quem tiver interesse em contribuir com o desenvolvimento, segue o link do github https://github.com/microsoft/azuredatastudio

Abraço, Rodrigo

Author: SQLCrespi

Rodrigo Crespi é MVP Data Platform, MCT, MCSE, MCSA, MCIT, MCDBA e MCP em SQL Server, possuí outras certificações em .NET Framework, Dynamics CRM e etc. Iniciou trabalhando com SQL Server na versão 6.5 na época como desenvolvedor, logo direcionou a sua carreira para a área de administração de bancos de dados. Atualmente é Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados, além de professor universitário na Uniftec – Caxias do Sul Autor de diversos artigos publicados em sites e revistas sobre SQL Server e engenharia de software, mantem o canal SQLCrespi no Youtube, o blog SQLCrespi, além de ser dedicado ao SQL Server RS PASS Chapter Leader do grupo de profissionais em SQL Server do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.